Análise: OSCs e os povos indígenas no Brasil

Home / Artigos / Análise: OSCs e os povos......


Imagem sobre Análise: OSCs e os povos indígenas no Brasil

Dentre as 815.676 organizações da sociedade civil (OSCs) em atividade no Brasil, 29.101 têm potencial atuação em temas ligados aos povos indígenas. Trata-se de entidades que desenvolvem ações para a garantia de direitos, promoção da cultura indígena, entre outras atividades voltadas para essas populações e seus territórios

Metade das organizações são Associações privadas e 88% tem Religião como finalidade de atuação. Mais de 70% das OSCs, também conhecidas como ONGs, foram fundadas entre 2001 e 2018. A maioria das organizações mapeadas tem sede no Sudeste (53,06%), seguidas pelas organizações distribuídas pelas regiões Nordeste (10,01%), Norte (9,9%), Centro-Oeste (9,45%) e Sul (8,76%).

Esses são resultados divulgados no relatório descritivo de uma pesquisa de identificação de OSCs que atuam com temas vinculados aos povos indígenas, realizado pelo programa “Políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil e da América Latina orientadas pela agenda 2030 das Nações Unidas e pelas propostas dos desafios para a nação brasileira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada”. O estudo faz parte de uma cooperação entre a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O dashboard deste mês sintetiza, então, os principais dados identificados sobre essas organizações no Mapa das OSC, incluindo informações sobre a distribuição territorial das organizações da sociedade civil, a natureza jurídica, o período de fundação ao longo do tempo, a quantidade de vínculos de trabalhos formais, bem como dados sobre as finalidades de atuação e execução de projetos.

Confira no link abaixo.



Baixar o arquivo - PDF