Estudo analisa a importância do terceiro setor para o PIB

Home / Artigos / Estudo analisa a importân......


Imagem sobre Estudo analisa a importância do terceiro setor para o PIB

Foi lançado no dia 23 de março de 2023, em São Paulo, o estudo "A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil e em suas Regiões". A pesquisa, financiada pelo Instituto ACP, Instituto Phi, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Movimento Bem Maior, Sitawi Finanças do Bem e Tereza Bracher, teve o objetivo de mensurar a relevância socioeconômica do terceiro setor para a realidade brasileira. A equipe do Mapa das OSC esteve presente no evento, participando do debate sobre os resultados. Clique aqui para acessar a íntegra do texto.

O estudo reúne os resultados obtidos a partir de análise individual e total das estruturas produtivas de quatro atividades econômicas do terceiro setor (Educação, Saúde, Atividades artísticas e Organizações associativas), com base na matriz de insumo-produto brasileira de 2015. A conlcusão é de que as atividades do terceiro setor contribuem para 4,27% do valor adicionado (PIB) brasileiro. O montante equivale a mas de R$ 220 bilhões (que, se atualizado para valores de 2022, corresponderia a R$ 423 bilhões), sendo o setor responsável, também, pela geração de 4,7 milhões de empregos.   

Ainda de acordo com a pesquisa, para fins de comparação, e utilizando a mesma metodologia, em termos de contribuição para o PIB, o terceiro setor se situa entre os setores de Fabricação de automóveis, caminhões e ônibus (1,73%) e Agricultura (4,57%).