Índice de preenchimento Metodologia
Nome fantasia:
Turma do Jiló
Sigla OSC:
TDJ
Situação do imóvel:
Alugado
Responsável legal:
Felipe Bressan Videira
Ano de cadastro de CNPJ:
2015
Ano de fundação:
2015
E-mail:
MARIANA.REZENDE@TURMADOJILO.ORG
Site oficial:
https://grupotj.org/
O que a OSC faz:
A Turma do Jiló foi criada para promover a educação inclusiva e validar que existem diferenças e que essas diferenças sejam levadas em conta para o caminho de ações que impactem de forma positiva a vida das pessoas e permita que grupos minoritários e excluídos tenham voz e vez. A inclusão ocorre, quando o sujeito é visto como é, partindo da premissa que a individualidade está sempre para o coletivo, assim como o coletivo está para a individualidade e que é preciso, de fato, acolher. Identificar nossas frustrações e falhas é o primeiro passo para a mudança. Portanto, atuamos no caminho, para que todas as pessoas recebam as mesmas oportunidades e que seja promovida a equidade. Em nossas ações, em todos os eixos de trabalho, desenvolvemos a equidade, para isso consideramos as diferenças. A diversidade humana é nosso maior bem, com ela produzimos conteúdos e aprendemos diariamente. Através da diversidade nos tornamos flexíveis e crescemos como seres humanos e nesse sentido, todos os programas da Turma, trabalham os temas ligados à Diversidade e Inclusão, considerando a regionalidade, interseccionalidade dos grupos minorizados e a garantia dos Direitos Humanos. A equipe da Turma é multidisciplinar e combina a formação e história de vida de pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, arquitetos, designers, engenheiros, músicos, jornalistas e pessoas especializadas em inclusão da diversidade, acessibilidade e gestão das diferenças.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:
Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Metas relacionadas ao ODS:
5.40. Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos
5.41. Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças e mutilações genitais femininas
5.43. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública
5.44. Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, como acordado em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão
Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Metas relacionadas ao ODS:
8.68. Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários
8.61. Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos
8.69. Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais
8.71. Aumentar o apoio da Iniciativa de Ajuda para o Comércio [Aid for Trade] para os países em desenvolvimento, particularmente os países menos desenvolvidos, inclusive por meio do Quadro Integrado Reforçado para a Assistência Técnica Relacionada com o Comércio para os países menos desenvolvidos
8.72. Até 2020, desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho [OIT]
Áreas e Subáreas de Atuação da OSC
Atividade Econômica (CNAE):
Atividades associativas não especificadas anteriormente
Área de Atuação:
Outras atividades associativas
Subárea:
Associações de atividades não especificadas anteriormente
Área de Atuação:
Desenvolvimento e defesa de direitos
Subárea:
Emprego e treinamento
Defesa de direitos de grupos e minorias
Defesa de direitos e interesses - múltiplas áreas
Outras formas de desenvolvimento e defesa de direitos e interesses
Saúde, assistência social e educação
Área de Atuação:
Educação e pesquisa
Subárea:
Educação infantil
Ensino fundamental
Atividades de apoio à educação
Outras formas de educação/ensino
Estudos e pesquisas
Educação profissional
Educação superior
Ensino médio
Descrição da OSC
Como surgiu a OSC:
A Turma do Jiló nasceu juntamente com o primeiro filho da Carolina (fundadora da Associação), o João, há 13 anos. Aos 4 meses de idade, João foi diagnosticado com uma síndrome rara, mesmo assim, aos 2 anos, ingressou em uma escola regular. As dificuldades foram aparecendo ao longo do caminho, mas a dedicação dos pais em conjunto com a escola foram fundamentais para o desenvolvimento do João, que cresceu, se desenvolveu, e despertou nas outras crianças um sentimento de amor ao próximo, pois todos disputavam quem ajudaria o João com a cadeira de rodas e outras atividades regulares. O desenvolvimento do João mostrou que o caminho trilhado estava correto, e mais do que isso, mostrou também que qualquer criança que tivesse o apoio e atenção também conseguiria desenvolver-se. Foi exatamente nesse ponto da história que começou a despertar nos pais do João o desejo de ajudar não apenas o seu pequeno, mas todos os que precisassem. A ideia ganhou força e saiu do papel. Em 2015, nascia então, uma associação sem fins lucrativos que teria como objetivo principal promover o real significado da inclusão escolar além da atenção às crianças com e sem deficiência nas escolas: a Turma do Jiló. As crianças estão no topo das nossas prioridades, mas toda a comunidade envolvida (professores, funcionários e familiares) se beneficia com o nosso programa e serviços de educação inclusiva que visam a melhoria na vida escolar. Por meio da formação de professores em educação inclusiva, conscientização às famílias e ao corpo docente sobre os diferentes tipos de deficiências, atividades com os alunos sobre a importância da diversidade, orientação financeira às famílias, obtemos resultados que comprovam efetiva transformação nas vidas das pessoas atendidas. Já atuamos em alguns municípios do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério Público e nosso objetivo é expandir para todo o território nacional.
Missão da OSC:
Educar, desenvolver talentos singulares e conviver com a diversidade produzindo uma mudança sustentável na vida das pessoas, das empresas e da sociedade.
Visão da OSC:
A criança e adolescente estão no topo de nossas prioridades. Procuramos entender suas reais necessidades e tornar nossos serviços parte importante na melhoria de sua qualidade de vida, sendo relevantes para real inclusão destas na sociedade. Nossa crença é de que educar, desenvolver talentos singulares e conviver com a diversidade, produz mudança sustentável na vida das pessoas, das empresas e da sociedade. Valores: Acolhimento, igualdade, equidade, respeito e integridade.
Finalidades Estatutárias da OSC:
I. Promover programas de saúde; II. Incentivar e promover a cultura; III. Promover gratuitamente a educação básica e profissional, observando-se a forma complementar de participação das organizações de que trata a Lei 9.790/99, assim como promover a educação básica e profissional mediante cobrança ou contrapartida, desde que não relacionadas à forma complementar de participação das organizações de que trata a Lei 9.790/99; IV. Promover programas ambientais, a defesa, a preservação e conservação do meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável; V. Promover programas sociais; VI. Promover atividades e programas de esporte, lazer e atividades recreativas; VII. Promover a assistência social - atendendo a todos os públicos interessados, incluindo: crianças, adolescentes, jovens, adultos, homens, mulheres, idosos, portadores de deficiência física e todas as minorias da sociedade; VIII. Promoção de programas de desenvolvimento econômico e social; IX. Promover o voluntariado; X. Promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, promoção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos para cuidados e tratamentos das deficiências de modo geral; XI. Promover treinamento e acompanhamento de profissionais para trabalhar a inclusão de pessoas com deficiências em âmbito escolar e profissional; XII. Capacitar profissionais para atuação junto a portadores de diversas deficiências; XIII. Formar banco de currículos de profissionais com deficiência para atender as necessidades de empresas e fornecer orientação para o trabalho; XIV. A divulgação de informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar subjetivo; XV. A participação na elaboração de políticas públicas e na legislação sobre inclusão; XVI. Estabelecer relações e manter intercâmbio de experiência com profissionais de todas as áreas referentes ao processo de inclusão; XVII. O acolhimento a pessoas com deficiências e seus familiares; XVIII. Celebrar convênios e acordos com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, visando a investigação de qualidade de vida e promoção de bem-estar; XIX. Orientar o paciente e seus familiares a respeito das causas e consequências das patologias; XX. Promover palestras para a comunidade sobre qualidade de vida; XXI. Promover atividades educacionais sobre qualidade de vida, promoção de saúde e bem-estar, para profissionais e comunidade; XXII. Educar educadores, empresas, cuidadores de pessoas com deficiência. Difundir informação, troca de experiência, vivências e apoio no como receber e conviver com cada tipo de deficiência; XXIII. Promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, preparando, orientando e acompanhando o deficiente e a empresa para receber e acolher; XXIV. Doação de tempo ou equipamento, com a responsabilidade de fazê-los chegar a seu destino. Atuar como um porta-voz de suas necessidades e anseios; XXV. Promover gratuitamente a saúde como um todo, observando-se a forma complementar de participação das organizações de que trata a Lei 9.790/99, assim como promover a saúde como um todo mediante cobrança ou contrapartida, desde que não relacionadas à forma complementar de participação das organizações de que trata a Lei 9.790/99; XXVI. Promover ações, programas e atividades direcionadas à consecução dos objetivos constantes deste Estatuto.
Link para o Estatuto da OSC:
Titulações e Certificações
Titulo / Certificado | Início da validade | Fim da validade |
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Relações de Trabalho e Governança
Quadro de dirigentes
Diretor Presidente
Felipre Bressan Videira
Diretor Tesoureiro
José Luis Ramos Rezende
Conselho fiscal
Thaís Torritani de Oliveira
Eduardo Horta de Lima Alves
Quadro societário
Nenhuma Quadro Societario foi encontrado para essa OSC!Trabalhadores
Empregados
1
Trabalhadores com deficiência
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores voluntários
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Espaços de Participação Social
Conselhos de Políticas Públicas
Conferências de Políticas Públicas
Outros espaços de participação social
Projetos, atividades e/ou programas
Total de recursos com projetos, atividades e/ou programas