Índice de preenchimento Metodologia
Nome fantasia:
PROJETO SHALOM
Sigla OSC:
Não informado
Situação do imóvel:
Não informado
Ano de cadastro de CNPJ:
1995
Situação cadastral:
Não informado
Ano de fundação:
1995
Responsável legal:
Não informado
E-mail:
contato@projetoshalom.org.br
Website:
www.projetoshalom.org.br
O que a OSC faz:
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:
Áreas e Subáreas de Atuação da OSC
Atividade Econômica (CNAE):
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Área de Atuação:
Religião
Subárea:
Religião
Área de Atuação:
Assistência social
Subárea:
Assistência social
Área de Atuação:
Assistência social
Subárea:
Não informado
Descrição da OSC
Como surgiu a OSC:
A Ação Cristã Comunitária do Brasil, mais conhecida como Projeto Shalom, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1º de maio de 1994 que há mais de 20 anos atua em prol da saúde comunitária, qualificação jovem e adulta, educação infantil e cultura e lazer.
Missão da OSC:
O Projeto Shalom, em Santo André, visa a reinserção de crianças, adolescentes e suas famílias em meios culturais, políticos, econômicos e sociais de forma que cada um seja um multiplicador deste conceito em seus bairros.
Visão da OSC:
Um corpo social mais justo, com inúmeras oportunidades para todos sem distinção de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Finalidades Estatutárias da OSC:
A) Cooperar com as autoridades governamentais no âmbito Municipal, Estadual e Federal, no sentido de promover educação, qualificação e inclusão social junto à comunidade de baixa renda, sem distinção de raça, cor, sexo, credo político ou religioso. B) Realizar ações, prioritariamente, nas seguintes áreas: educação infantil; qualificação jovem e adulta; saúde comunitária; cultura e lazer.
Link para o Estatuto da OSC:
Titulações e Certificações
Titulo / Certificado | Início da validade | Fim da validade |
---|---|---|
Utilidade Pública Municipal | 22/03/2002 | - |
Relações de Trabalho e Governança
Quadro de dirigentes
Presidente
David Teixeira dos Santos
Vice Presidente
Thiago Souza de Faria
Secretária
Simone Aparecida Pellizon
Tesoureira
Cássia Janes de Assis
Diretor de patrimônio
Marcelo Alves da Silva
Conselho consultivo
Joaquim Marcelino da Silva Filho
Conselho consultivo
Claudio José Soares
Conselho fiscal
Nicodemos Lopes Junior
Vladimir Matias Gonzada
Quadro societário
Nenhuma Quadro Societario foi encontrado para essa OSC!Trabalhadores
Total de Trabalhadores
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Empregados
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores com deficiência
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores voluntários
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Espaços de Participação Social
Conselhos de Políticas Públicas
Nome do Conselho:
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Periodicidade da Reunião:
Mensal
Data de início de vigência:
04/02/2017
Data de fim de vigência:
04/02/2019
Conferências de Políticas Públicas
Outros espaços de participação social
Atuação em Fóruns, Articulações, Coletivos e Redes de OSCs:
Comitê de ética em pesquisa - UMESP
Atuação em Fóruns, Articulações, Coletivos e Redes de OSCs:
Comitê de ética em pesquisa - UMESP
Atuação em Fóruns, Articulações, Coletivos e Redes de OSCs:
Projetos, atividades e/ou programas
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Atendemos também 100 crianças/adolescentes de 06 a 17 anos no contra turno escolar, ou seja, no horário contrário a escola, através das oficinas de: Musicalização, Contação de histórias, línguas (Inglês e Espanhol) e Jogos Pedagógicos.
Situação do projeto
2
Ano de início
28/08/2015
Ano de conclusão:
Não informado
Link para o projeto
Total de beneficiários
100
Valor total
R$ 198.000,00
Valor recebido
R$ 16.500,00
Zona de atuação
Rural
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Projeto Shalom
Público beneficiado
- crianças e adolescentes
Tipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.36. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.37. Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Situação do projeto
Não informado
Ano de início
Não informado
Ano de conclusão:
Não informado
Link para o projeto
Total de beneficiários
Não informado
Valor total
Não informado
Valor recebido
Não informado
Zona de atuação
Não informado
Abrangência de atuação
Não informado
Localização do projeto
Não informadoPúblico beneficiado
Não informadoTipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.36. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.37. Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Atendemos também 100 crianças/adolescentes de 06 a 17 anos no contra turno escolar, ou seja, no horário contrário a escola, através das oficinas de: Musicalização, Contação de histórias, línguas (Inglês e Espanhol) e Jogos Pedagógicos.
Situação do projeto
2
Ano de início
28/08/2015
Ano de conclusão:
Não informado
Link para o projeto
Total de beneficiários
100
Valor total
R$ 148.000,00
Valor recebido
R$ 16.500,00
Zona de atuação
Rural
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Projeto Shalom
Público beneficiado
- crianças e adolescentes
Tipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.36. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.37. Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Recentemente assinamos convênio chamado “Noites Esportivas” com a Prefeitura Municipal de Santo André, através do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) atendendo 70 crianças e adolescentes por dia, durante toda a semana, com oficinas de esporte, onde elas praticam futebol, jiu jitsu, basquete, vôlei, fazem recreação esportiva no período da noite.
Situação do projeto
2
Ano de início
15/08/2017
Ano de conclusão:
15/08/2018
Link para o projeto
Total de beneficiários
80
Valor total
R$ 168.000,00
Valor recebido
R$ 168.000,00
Zona de atuação
Rural
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Projeto Shalom
Público beneficiado
- Crianças e adolescentes
Tipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.36. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.37. Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Atendemos também 100 crianças/adolescentes de 06 a 17 anos no contra turno escolar, ou seja, no horário contrário a escola, através das oficinas de: Musicalização, Contação de histórias, línguas (Inglês e Espanhol) e Jogos Pedagógicos.
Situação do projeto
2
Ano de início
28/08/2015
Ano de conclusão:
Não informado
Link para o projeto
Total de beneficiários
100
Valor total
R$ 198.000,00
Valor recebido
R$ 16.500,00
Zona de atuação
Rural
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Projeto Shalom
Público beneficiado
- crianças e adolescentes
Tipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.36. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.37. Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Recentemente assinamos convênio chamado “Noites Esportivas” com a Prefeitura Municipal de Santo André, através do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) atendendo 70 crianças e adolescentes por dia, durante toda a semana, com oficinas de esporte, onde elas praticam futebol, jiu jitsu, basquete, vôlei, fazem recreação esportiva no período da noite.
Situação do projeto
2
Ano de início
15/08/2017
Ano de conclusão:
15/08/2018
Link para o projeto
Total de beneficiários
80
Valor total
R$ 168.000,00
Valor recebido
R$ 168.000,00
Zona de atuação
Rural
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Projeto Shalom
Público beneficiado
- Crianças e adolescentes
Tipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.29. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.31. Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.32. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.33. Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.34. Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.36. Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.37. Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.38. Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Total de recursos com projetos, atividades e/ou programas