Índice de preenchimento Metodologia
Nome fantasia:
Grupo Escoteiro Padre Anchieta
Sigla OSC:
GEPA
Situação do imóvel:
Próprio
Ano de cadastro de CNPJ:
1984
Situação cadastral:
Não informado
Ano de fundação:
1953
Responsável legal:
Igor Ignácio
E-mail:
gepadreanchieta@hotmail.com
Website:
https://www.instagram.com/gepa_27
O que a OSC faz:
O Grupo Escoteiro Padre Anchieta – 027 - Botucatu, do 25º Distrito, vinculado a União dos Escoteiros do Brasil, declarado de utilidade pública estadual através da Lei Estadual nº 3.046, de 05 de julho de 1955 e de utilidade pública municipal através da Lei Municipal nº 2.722, de 14 de setembro de 1988, que por mais de 70 anos tem a proposta de formar cidadãos através do escotismo. a. Localização: i. Localização da sede: Rua Vitória Regia, 191, Vila Paraíso - OESTE ii. Localização dos projetos: Rua Vitória Regia, 191, Vila Paraíso - OESTE b. Caracterização das vulnerabilidades do território: i. Abrangência populacional do projeto: abrange crianças e jovens de 6 anos e 6 meses a 17 anos de idade (inclusive); ii. Área de atendimento (bairros/região): as crianças que participam do projeto são de todas as regiões de Botucatu iii. Situação social das regiões: Atendemos crianças e jovens de todas as regiões de Botucatu. Algumas regiões são mais vulneráveis, como invasões no Município de Rubião Júnior, Monte Mor, Vila Real e Jardim Brasil, Marajoara e outras as condições são mais favoráveis. iv. O Projeto se propõe a integrar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco, proporcionando a participação plena nas atividades, com o propósito de formação plena. c. Descrição do serviço a ser oferecido: O Escotismo é pautado na progressão da criança e do jovem e depende da combinação de cinco elementos para acontecer: 1. Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira. A partir do momento que se realiza a Promessa Escoteira, se aceita a Lei e se firma um compromisso de vida, um código de ética, de comportamento. A aceitação da Lei e da Promessa são feitas voluntariamente, mas a partir do momento que isso acontece, se espera um esforço para viver de acordo com seus significados. 2. Aprender fazendo. O aprendizado pela prática é uma das bases do Movimento Escoteiro. Os jovens são incentivados a desenvolverem suas habilidades pela ação, valorizando o treinamento para autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, observando os erros como parte da jornada, fonte de aprendizagem, já que são um passo em busca do acerto. 3. Vida em equipe. Desde o ingresso em um grupo escoteiro, a vida em equipe passa a fazer parte da realidade do escoteiro. Esse convívio possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar. 4. Atividades progressivas, atraentes e variadas. É por meio das atividades que alcançamos nosso propósito, que podemos oferecer aos jovens experiências únicas e agregadoras. Mas para que isso aconteça durante toda a vida escoteira, é necessário que sejam observadas as características, anseios e necessidades de cada faixa etária, resultando, assim, em um planejamento próprio para cada Ramo, assegurando o interesse e envolvimento do escoteiro. Os jovens vão ao grupo para se divertir ao lado de amigos; nós utilizamos as atividades para auxiliá-los em seu autodesenvolvimento e educação. A programação dessas atividades leva em conta um sistema progressivo, em termos de exigência de práticas, habilidades e amadurecimento, oferecendo desafios e aventuras conforme sua evolução e vivência. As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, vida ao ar livre, integração com a comunidade, entre outros, tudo isso em um ambiente fraterno. 5. Desenvolvimento pessoal com orientação individual. A evolução de cada jovem é acompanhada individualmente por um adulto voluntário, que identifica suas qualidades e deficiências a fim de orientá-lo da melhor forma, criando oportunidades para que ele se desenvolva e se supere cada vez mais. Além disso, o voluntário e o jovem criam uma relação de amizade e confiança, o que permite identificar e trabalhar pontos comportamentais com mais facilidade. Ramo Lobinho: Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos. Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho. Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, com os quais compartilhamos as atividades durante todo o período em que ficamos nesse Ramo. Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível, que é o lema dos Lobinhos e Lobinhas. Ramo Escoteiro: Entre os 11 e 14 anos fazemos parte do Ramo Escoteiro – somos patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos. Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes das nossas experiências juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das nossas ações. Elegemos um monitor, que age como um líder dentro de nosso grupo, e desenvolvemos algumas atividades por conta própria, como ir ao campo, ao cinema, jogar algum jogo, etc. Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com a orientação de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em explorar novos territórios, conhecer coisas novas, sempre com o nosso grupo de amigos. Ramo Sênior: O Ramo Sênior é formado por jovens com idade entre 15 e 17 anos. Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Aqui a exploração se converte em desafios pessoais e somos estimulados a superar estes desafios. Nossas atividades nos desafiam e nos encorajam a superar dificuldades, seja escalando montanhas, navegando, conhecendo novas tecnologias, acampando por vários dias, fazendo trilhas, aprendendo novas habilidades e muitas outras coisas. Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nossa patrulha, um grupo de amigos que vivenciam conosco experiências inesquecíveis e nos apoiam nos momentos de dificuldades. d) Impacto social esperado: O escotismo procura o desenvolvimento físico, espiritual e mental dos jovens para que, desta maneira, possam tornar-se bons cidadãos. O escotismo enfatiza as atividades lúdicas com objetivos educativos, atividades ao ar livre e serviço comunitário, estas últimas com o objetivo de formar o caráter e ensinar, de forma prática, os valores humanos (contrário à formação acadêmica teórica, por isso o exemplo do dirigente).
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Vida Terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Metas relacionadas ao ODS:
15.130. Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável

Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Metas relacionadas ao ODS:
3.19. Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas relacionadas ao ODS:
4.30. Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Áreas e Subáreas de Atuação da OSC
Atividade Econômica (CNAE):
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Área de Atuação:
Desenvolvimento e defesa de direitos
Subárea:
Não informado
Área de Atuação:
Desenvolvimento e defesa de direitos
Subárea:
Outros
Área de Atuação:
Cultura e recreação
Subárea:
Esporte e recreação
Área de Atuação:
Meio ambiente e proteção animal
Subárea:
Meio ambiente
Área de Atuação:
Assistência social
Subárea:
Assistência social
Área de Atuação:
Educação e pesquisa
Subárea:
Atividades de apoio à educação
Descrição da OSC
Como surgiu a OSC:
O GEPA foi fundado oficialmente como grupo escoteiro em 16 de agosto de 1953 por Dom Melhado. No entanto, existem relatos da existência de escoteiros em Botucatu há mais de cem anos atrás, mais especificamente desde 1916. Antes de 1953, o escotismo em Botucatu era praticado pela Tropa de Escoteiros de Botucatu, que veio a se tornar o GEPA através da articulação de Dom Melhado. Foram alguns espaços ocupados pelo Grupo Escoteiro de Botucatu desde 1916 até a década 1980, segundo relatos orais do Chefe José Sérgio Marques, corroborados com registros fotográficos. O grupo escoteiro já teria ocupado onde hoje é a secretaria da Catedral Sant'Ana de Botucatu, com as atividades sendo realizadas na frente da igreja. Depois passou para uma das salas da Cúria de Botucatu, na Rua Costa Leite. Na década de 1960, o local que servia de sede para o grupo escoteiro era onde estão hoje localizados o Rotary e o Lions Club, na Rua Prefeito Tonico de Barros, indo até o Rio Tanquinho. Na década de 1970, funcionou no espaço onde hoje é a Cozinha Piloto, ao lado da sede atual. Durante a década de 1980, as atividades passaram a ser realizadas no Espaço Cultural, na Avenida Dom Lúcio, quando enfim iniciaram as tratativas para a doação de um terreno em definitivo para a nossa sede atual. Após a doação do terreno, que ocorreu oficialmente em 16 de novembro de 1988, através da Lei Municipal nº 2754/88 criada na administração do prefeito Antônio Jamil Cury, o Grupo Escoteiro Padre Anchieta tinha atribuições legais para cumprir, com o início da primeira construção em até dois anos e a conclusão da obra em 5 anos, e assim se fez, começando com a elaboração do portal de entrada que ficava na Rua Tulipa, nº 01, entrada que permaneceu por longos anos. Agora era hora de pensar em ter o primeiro canto (sala para realização de atividade educativas), e considerando o posicionamento da entrada à época, o primeiro espaço a ser construído é onde está localizado atualmente a alcateia Taquara-poca e os banheiros, ponto onde eram armazenados os itens das patrulhas. Foi uma árdua tarefa construir cada um daqueles espaços, muitos voluntários foram acionados, e as doações chegavam dos mais variados locais, e um a um, durante as décadas de 1990, 2000 e 2010, os cantos de patrulhas foram se desenhando. O GEPA se destaca entre os grupos escoteiros por ter seus cantos construídos na forma de chalés, cujo projeto original foi obtido de um grupo escoteiro do Chile. Uma curiosidade é que os chefes do GEPA foram convidados para replicar o projeto no campo escola da UEB na cidade de São Paulo. O projeto foi também copiado por outros grupos escoteiros, com adaptações e melhorias. Em especial na década que remonta ao ano de 2010 foi construído o canto da família, que, novamente, o desdobrar de muitas mãos proporcionou um espaço agradável para o GEPA. Local onde estão localizados a lojinha, o escritório e a cozinha, além de um quiosque coberto para que os pais e jovens possam se reunir. As últimas construções realizadas datam de 2021/2022 e vieram suprir algumas demandas que tínhamos, momento em que foi ampliada a cozinha, dando mais espaço para o preparo das refeições e lanches, que eventualmente são servidos para as crianças; a construção pelos seniores do forno, em uma bancada projetada para esta finalidade, local onde nos reunimos para as pizzadas; a construção de um jogo de banheiros, com duchas, ao lado do canto da família, para facilitar o uso para quem ali está; e por fim a construção de um vestuário apropriado para comportar a quantidade de jovens que recebemos, seja nos eventos internos, como externos. Depois de mais de uma década, o canto do clã pioneiro foi organizado no sótão do canto da família. O local recebeu uma, dando luminosidade e arejando o espaço. Todas estas construções foram realizadas com o intuito de melhor acomodar as tropas e alcateias, facilitando armazenagem dos materiais das patrulhas, e organizando a vida nos ramos.
Missão da OSC:
Em uma sociedade carente de princípios e valores, surge o Movimento Escoteiro com a proposta de alicerçar as bases que servirão de firmamento para que a criança e o adolescente possam buscar os seus caminhos. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional. Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia. Essa é a visão de futuro que são ensinadas a todos escoteiros, contribuindo para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. Pensando global e agindo local, o Escotismo acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo.
Visão da OSC:
c. Objetivo específico: trabalhar com as crianças e os adolescentes os seguintes princípios: Diversidade – Respeitar às diferenças, em suas várias dimensões, e defesa permanente dos direitos humanos; Honestidade – Respeitar aos preceitos legais, morais, justos e éticos em todas as ações e relações; Excelência – Buscar pela eficácia, qualidade e melhoria contínua em todas as ações. Democracia – Promover o engajamento de todos e compartilhamento de opiniões, na busca de posições e decisões resultantes da reflexão coletiva. Inclusão – Adequar para acolher as diferentes características e necessidades das pessoas que compõem a sociedade. Sustentabilidade – Responsabilizar-se com o meio ambiente, os recursos e a sociedade, e adoção de práticas sustentáveis.
Finalidades Estatutárias da OSC:
Entendemos que educar para a vida é reafirmar nossa visão humanista da educação, que compreende o ser humano com sua enorme complexidade, e propõe o desenvolvimento e a utilização de todo o potencial das pessoas, para que vivam uma vida mais saudável, plena e feliz. Nossa proposta busca ajudar que as pessoas sejam capazes de interferir nas questões determinantes da saúde e bem-estar, e participar de modo criativo e ativo na construção de sociedade mais justa, solidária e equitativa. A meta do Movimento Escoteiro é criar oportunidades para que os jovens cresçam como pessoas, desenvolvendo-se como indivíduos responsáveis, solidários, autônomos e comprometidos, de acordo com os valores da Lei e Promessa Escoteira. Colaborar de maneira determinante para a aquisição de competências para a vida, tais como autonomia, autoconfiança, determinação, liderança, respeito pela diversidade, habilidades para lidar com a complexidade, entre outros.
Link para o Estatuto da OSC:
Titulações e Certificações
Titulo / Certificado | Início da validade | Fim da validade |
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Relações de Trabalho e Governança
Quadro de dirigentes
Diretor Presidente
Igor Ignácio
Diretora Administrativa
Fernanda Alves Melhado
Diretora Financeira
Camila Garbin
Conselho fiscal
Adriele Ieker
Olavo Correa Junior
Leticia Esvicero Garavelo
Quadro societário
Nenhuma Quadro Societario foi encontrado para essa OSC!Trabalhadores
Total de Trabalhadores
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Empregados
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores com deficiência
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores voluntários
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Espaços de Participação Social
Conselhos de Políticas Públicas
Nome do Conselho:
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Periodicidade da Reunião:
Anual
Data de início de vigência:
01/01/2023
Data de fim de vigência:
31/12/2023
Conferências de Políticas Públicas
Outros espaços de participação social
Projetos, atividades e/ou programas
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
Em uma sociedade carente de princípios e valores, surge o Movimento Escoteiro com a proposta de alicerçar as bases que servirão de firmamento para que a criança e o adolescente possam buscar os seus caminhos. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional. Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia. Essa é a visão de futuro que são ensinadas a todos escoteiros, contribuindo para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. Pensando global e agindo local, o Escotismo acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo.
Situação do projeto
3
Ano de início
01/01/2023
Ano de conclusão:
31/12/2023
Link para o projeto
Total de beneficiários
151
Valor total
R$ 30.000,00
Valor recebido
R$ 15.000,00
Zona de atuação
Urbana
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Botucatu - SP
Público beneficiado
- 151
Tipo da fontes de recursos
- Recursos públicos
- Recursos privados
- Recursos não financeiros
- Recursos privados
- Recursos privados
OSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
- CMDCA
- Receita Federal
- Recursos próprios
Tipo de Parceria
- Termo de fomento
- Acordo de cooperação técnica
- Acordo de cooperação técnica
- Termo de colaboração
Metodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Atividades com os jovens do Grupo Escoteiro Padre Anchieta – 027 - Botucatu aplicadas por chefes e voluntários envolvidos no projeto. Estas atividades serão desenvolvidas de maneira que envolvam todas as habilidades, realizando a interdisciplinaridade, onde se discutirão assuntos sobre espiritualidade, emocional, afetivo, intelectual e físico.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Total de recursos com projetos, atividades e/ou programas