Índice de preenchimento Metodologia
Nome fantasia:
FUNDACAO TENIS
Sigla OSC:
FT
Situação do imóvel:
Alugado
Ano de cadastro de CNPJ:
2002
Situação cadastral:
Não informado
Ano de fundação:
2002
Responsável legal:
Gustavo Juchem
E-mail:
FTENIS@FUNDACAOTENIS.ORG.BR
Website:
https://fundacaotenis.org.br/
O que a OSC faz:
A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como mantenedores empresas e instituições privadas e públicas e também conta com a colaboração financeira de pessoas físicas. Começou suas atividades em outubro de 2000 e foi legalmente instituída no dia 11 de maio de 2001. Tem como objetivo fazer com que, por meio da prática sistemática e disciplinada do tênis, crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade resgatem valores de cidadania e se preparem para ingressar no mercado de trabalho, seja por meio de cursos profissionalizantes, seja pela realização de estágios. Todas as atividades são desenvolvidas com base na Educação Olímpica. Atualmente atendemos 28 núcleos e 4 Estados sendo eles, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Erradicação da Pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Metas relacionadas ao ODS:
1.6. Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões

Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Metas relacionadas ao ODS:
3.20. Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas relacionadas ao ODS:
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Áreas e Subáreas de Atuação da OSC
Atividade Econômica (CNAE):
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Área de Atuação:
Assistência social
Subárea:
Não informado
Área de Atuação:
Desenvolvimento e defesa de direitos
Subárea:
Outros
Área de Atuação:
Outras atividades associativas
Subárea:
Associações de atividades não especificadas anteriormente
Área de Atuação:
Assistência social
Subárea:
Assistência social
Área de Atuação:
Educação e pesquisa
Subárea:
Atividades de apoio à educação
Descrição da OSC
Como surgiu a OSC:
A Fundação Tênis é uma organização não governamental, oficialmente instituída em maio de 2001, que aplica um programa social e educativo através do esporte, desenvolvendo os valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética, com linha pedagógica baseada na Educação Olímpica por meio do esporte, promovendo o desenvolvimento social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Missão da OSC:
“Trilhar com as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, uma jornada de desenvolvimento sócio educacional, esportivo, emocional e cognitivo, criando um novo projeto de vida para um mundo em transformação”.
Visão da OSC:
Visão: “Criar oportunidades reais de transformação de vidas para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, aumentando nosso impacto social”. Valores: Excelência, Respeito, Amizade e Ética
Finalidades Estatutárias da OSC:
Constituem finalidades da Fundação o desenvolvimento de programas socioassistenciais que usem o esporte e, preferencialmente, o tênis, como ferramenta, e de programas de educação profissional, realizando e/ou apoiando projetos em todas as áreas de atuação e eles concernentes, objetivando melhorias qualitativas e quantitativas, bem como procurar disseminá-los para o público em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o bem-estar da sociedade. Demais informações encontram-se no Estatuto destacado no link abaixo:
Link para o Estatuto da OSC:
Titulações e Certificações
Titulo / Certificado | Início da validade | Fim da validade |
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Relações de Trabalho e Governança
Quadro de dirigentes
Diretor Executivo - Vice Presidente
Marcelo Zamprogna Krug
Diretor Executivo - Presidente
Gustavo Juchem
Diretora Executiva
Christina Harbich
Diretora Executiva
Denise Klein
Superintendente - Procurador
Luis Carlos Ebling Enck
Conselho fiscal
Claudia Dina Gebinski
Liliane da Costa Guerreiro
Veraleide Trevisan
Quadro societário
Nenhuma Quadro Societario foi encontrado para essa OSC!Trabalhadores
Total de Trabalhadores
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Empregados
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores com deficiência
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores voluntários
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Espaços de Participação Social
Conselhos de Políticas Públicas
Nome do Conselho:
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Periodicidade da Reunião:
Anual
Data de início de vigência:
11/04/2024
Data de fim de vigência:
31/12/2024
Conferências de Políticas Públicas
Outros espaços de participação social
Projetos, atividades e/ou programas
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
OBJETIVO GERAL Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de escolas públicas por meio do esporte e de uma educação baseada em valores, colaborando assim, para a formação de futuros cidadãos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Oportunizar aulas de tênis gratuitas para 700 crianças e adolescentes de escolas públicas. Oportunizar atividades esportivas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento integral do ser humano. Promover o desenvolvimento de atitudes com base nos princípios do Olimpismo e seus valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética. Estimular o desenvolvimento de competências cognitivas, produtivas, relacionais e pessoais. Realizar um trabalho de parceria com as escolas públicas que contribua para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Aproximar as famílias do convívio escolar das crianças e adolescentes. Construir um vínculo de colaboração com as famílias das crianças e adolescentes. Realizar ações que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Situação do projeto
3
Ano de início
27/10/2021
Ano de conclusão:
05/12/2024
Link para o projeto
Total de beneficiários
700
Valor total
R$ 2.788.612,80
Valor recebido
R$ 2.788.612,80
Zona de atuação
Urbana
Abrangência de atuação
Municipal
Localização do projeto
- Porto Alegre - RS
Público beneficiado
- Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Tipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
- SLC Agrícola, Gerdau, Lojas Renner, Oleo Pan, Sicredi, Unimed, BB Seguros e White Martins.
Tipo de Parceria
- Termo de parceria
Metodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Desde o início das atividades, em 2001, a prática pedagógica da Fundação Tênis tem como referencial teórico fundamental os quatro pilares da educação recomendados pela Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A partir de 2008, a parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin possibilitou que o trabalho pedagógico da instituição também se orientasse pelos princípios e ideais da Educação Olímpica, cuja prática visa contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, cultivando todas as suas dimensões, a partir dos Valores Olímpicos e de uma visão verdadeiramente integral da educação. Assim, com essa fundamentação teórica, foi estruturada e sistematizada a metodologia do trabalho pedagógico. Começando pelo plano de aula, que abarca o conteúdo técnico-esportivo e a Educação Olímpica. Os valores centrais do Olimpismo – Amizade, Respeito e Excelência – e seus temas subjacentes são elencados no plano de modo a guiar o desenvolvimento de novos hábitos e atitudes nos alunos. O plano é dividido em quatro partes – ritual de entrada, desenvolvimento, ritual de saída e pós-aula – que também correspondem ao formato da aula. As aulas acontecem duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada. Antes da aula, a equipe (um professor e dois monitores estagiários de Educação Física) se reúne para passar o plano, momento que o professor responsável orienta os monitores sobre os objetivos atitudinais e técnicos das atividades planejadas. Em seguida, os alunos são recebidos pela equipe, que faz a retomada dos conteúdos da aula anterior e apresenta os objetivos técnicos e atitudinais da aula do dia. Após o desenvolvimento das atividades, acontece o ritual de saída, o momento que o professor incentiva os alunos a analisarem e compararem situações, discutirem sobre atitudes e suas consequências, organizarem e compartilharem ideias, construindo conhecimentos a partir da própria experiência. Também é nessa hora que os alunos podem reconhecer as atitudes positivas dos colegas ou as próprias, por meio do incentivo e/ou elogio. Por fim, ocorre o pós-aula e, sem a presença dos alunos, a equipe de professores se reúne para pontuar e registrar os destaques, além de avaliar e definir ações para a próxima aula. Para garantir a aplicação dessa metodologia, foi criada uma ferramenta de orientação e desenvolvimento das competências dos professores e monitores, chamada Coaching Pedagógico. Esta ferramenta auxilia os coordenadores de núcleo a identificarem os pontos de melhoria no trabalho das equipes de quadra semanalmente. Além disso, anualmente, são realizados dois Seminários de capacitação e uma reunião de metas e objetivos pedagógicos e de gestão de processos. Estes encontros buscam o desenvolvimento de todas as áreas da instituição, pois são voltados a diversos temas, que vão desde Educação Olímpica à gestão e comunicação institucional.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:

Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Metas Relacionadas ao ODS:
3.20. Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool

Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
4.35. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Metas Relacionadas ao ODS:
5.39. Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte

Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Metas Relacionadas ao ODS:
8.63. Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros

Erradicação da Pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Metas Relacionadas ao ODS:
1.6. Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões

Redução da Desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Metas Relacionadas ao ODS:
10.85. Melhorar a regulamentação e monitoramento dos mercados e instituições financeiras globais e fortalecer a implementação de tais regulamentações

Ação Contra a Mudança Global do Clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Metas Relacionadas ao ODS:
13.114. Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Metas Relacionadas ao ODS:
16.139. Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares

Parcerias e Meios de Implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Metas Relacionadas ao ODS:
17.167. Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias
Total de recursos com projetos, atividades e/ou programas