Índice de preenchimento Metodologia
Nome fantasia:
Não informado
Sigla OSC:
Não informado
Situação do imóvel:
Não informado
Ano de cadastro de CNPJ:
2006
Situação cadastral:
Não informado
Ano de fundação:
2006
Responsável legal:
Não informado
E-mail:
CONTDADOS@HOTMAIL.COM
Website:
Não informado
O que a OSC faz:
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:
Áreas e Subáreas de Atuação da OSC
Atividade Econômica (CNAE):
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Área de Atuação:
Desenvolvimento e defesa de direitos
Subárea:
Outros
Área de Atuação:
Desenvolvimento e defesa de direitos
Subárea:
Não informado
Descrição da OSC
Como surgiu a OSC:
Não informado
Missão da OSC:
Não informado
Visão da OSC:
Não informado
Finalidades Estatutárias da OSC:
Não informado
Link para o Estatuto da OSC:
Titulações e Certificações
Titulo / Certificado | Início da validade | Fim da validade |
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Relações de Trabalho e Governança
Quadro de dirigentes
Conselho fiscal
Quadro societário
Nenhuma Quadro Societario foi encontrado para essa OSC!Trabalhadores
Total de Trabalhadores
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Empregados
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores com deficiência
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Trabalhadores voluntários
Não constam informações nas bases de dados do Mapa
Espaços de Participação Social
Conselhos de Políticas Públicas
Conferências de Políticas Públicas
Outros espaços de participação social
Projetos, atividades e/ou programas
Descrição do projeto, atividade e/ou programa
O município de Viçosa, Minas Gerais, tem cerca de 80 mil habitantes e conta com a atuação de duas associações de catadores/as sendo elas: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa - ACAT, proponente neste edital, e Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). Ambas atuam desde o início dos anos 2000 com a coleta e destinação dos materiais recicláveis do município a partir de diferentes trajetórias. Ao longo destes anos, vários arranjos institucionais foram estabelecidos, em geral, com certa descontinuidade e falta de priorização do poder público em relação às Diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desta forma, em 2017, a partir de um diagnóstico e da assessoria da Coordenadoria de Mobilização e Inclusão Sociais (CIMOs) do Ministério Público de Minas Gerais foi criado o Fórum Municipal Lixo e Cidadania. Observou-se que o município contava com um conjunto de organizações que atuava em prol da política pública da reciclagem popular e solidária, e que um espaço de diálogo era necessário para o avanço destas ações. É importante destacar que a cidade conta com organizações e instituições que apoiam as associações, como os projetos de Extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) e o programa Interação que atua na frente de educação ambiental, dentre outros. Além disso, há atuação da Defensoria Pública, organizações de bairro, organizações não- governamentais e representantes do poder legislativo e executivo. No espaço do Fórum, a política de coleta seletiva do município com o envolvimento das associações de catadores/as deu os primeiros passos para sua real efetivação. Em 2018, após muita pressão e mobilização, as duas associações foram contratadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAA) para prestação de serviços de coleta (município disponibiliza o caminhão e os/as coletores/as são das associações), triagem, prensagem, venda dos materiais recicláveis e mobilização da população. O contrato prevê um pagamento mensal à associação e foi uma grande conquista. Havia uma perspectiva bem positiva em relação à ampliação da coleta e melhoria das condições de trabalho. No entanto, durante a pandemia a ampliação da coleta ficou paralisada e, após a crise sanitária enfrentada no mundo, a capacidade de investimento das associações ficou reduzida especialmente em relação a estrutura física para o desenvolvimento dos trabalhos. Ou seja, há problemas em relação à autonomia na execução de rotas de coleta. mobilização da população, falta de equipamentos nos galpões e dificuldades em relação à segurança do trabalho e regularidade ambiental e jurídica dos empreendimentos. O objeto desta proposta pretende, portanto, atuar em três frentes em consonância com os eixos temáticos deste chamamento, quais sejam: a) Coleta seletiva de resíduos recicláveis secos; b) Triagem, tratamento e beneficiamento de resíduos recicláveis secos; c) Estruturação e fortalecimento de organizações de catadores de materiais recicláveis. Nesse sentido, a aquisição de veículo picape para a coleta justifica-se em função do relevo do munícipio que é bastante íngreme em algumas localidades e um veículo menor é mais adequado. Há a previsão de aquisição de carrinhos que seriam emprestados aos/as catadores/as autônomos na tentativa de estabelecer vendas conjuntas e inclusão social deles/as. A proposta de desenvolvimento de um aplicativo é importante para facilitar o acesso às informações sobre rotas e mobilização da população. No que se refere a estruturação do processo de triagem e beneficiamento, espera-se mais do que dobrar a capacidade das associações que atualmente trabalham com equipamentos muito antigos, com prensas, balanças e esteiras deterioradas
Situação do projeto
4
Ano de início
31/12/2024
Ano de conclusão:
31/12/2025
Link para o projeto
Total de beneficiários
Não informado
Valor total
R$ 629.300,00
Valor recebido
R$ 629.300,00
Zona de atuação
Não informado
Abrangência de atuação
Não informado
Localização do projeto
Não informadoPúblico beneficiado
Não informadoTipo da fontes de recursos
Não informadoOSCs parceiras
Não informadoFinanciadores do projeto
Não informadoTipo de Parceria
Não informadoMetodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, atividade e/ou programa
Não informado
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS:
Não informadoTotal de recursos com projetos, atividades e/ou programas