Até novembro de 2020, havia 815.676 organizações da sociedade civil (OSCs) – popularmente conhecidas como ONGs – em atividade no Brasil. A maior parte dessas organizações se encontra na região Sudeste (41,5%), seguida pelas regiões Nordeste (24,7%), Sul (18,4%), Centro-Oeste (8,2%) e Norte (7,2%). As principais áreas de atuação são Desenvolvimento e defesa de direitos e Religião que, juntas, somam aproximadamente 66% das associações do país. Além disso, mais de 80% das OSCs são de natureza jurídica privada.
Apesar das atuações se concentrarem na região Sudeste e em algumas áreas temáticas, essas organizações apresentam um caráter altamente diversificado quanto às origens, ações exercidas e recursos mobilizados. 731.251 OSCs não contém, por exemplo, vínculos formais de trabalho, mas, das 84425 restantes, 37% apresentam vínculos ativos na área Saúde, 23,6% em Educação e pesquisa e 13,4% em Desenvolvimento e defesa.
Esses dados são resultados do trabalho "EM QUESTÃO – Evidências para políticas públicas número 6: Mapa das Organizações da Sociedade Civil", pubicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em julho de 2021. Na pesquisa, foram levantadas e analisadas informações sobre as OSCs até novembro de 2020, apresentando um panorama importante para a construção do conhecimento sobre o setor e o impacto de seus projetos.
O dashboard deste mês expõe um retrato das OSCs no Brasil a partir de dados do Mapa das OSC, a fim de contribuir para a transparência sobre a atuação das organizações no país.
Confira no link abaixo