MOSC como ferramenta de comunicação pública

Home / Artigos / MOSC como ferramenta de c......


Imagem sobre MOSC como ferramenta de comunicação pública

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma online, georreferenciada, de transparência pública, que reúne informações das 815.676 OSCs, também conhecidas como ONGs, em atividade no território brasileiro, provenientes de bases públicas. A partir de dados disponibilizados na plataforma, é possível conhecer características, formas de gestão, atuação e sustentabilidade das organizações da sociedade civil que compõem o terceiro setor do país. Este estudo busca compreender o Mapa como um instrumento de Comunicação Pública (CP), a partir de uma pesquisa-ação com reflexão teórica ancorada no próprio conceito de CP.

O artigo está dividido em três partes. Na primeira, há uma revisão de literatura sobre o conceito de CP, suas origens, desenvolvimento e aplicações. A segunda apresenta o Mapa das OSC, detalhando seus modos de constituição e funcionalidades, bem como o retrato informacional propiciado pela plataforma sobre o terceiro setor no país. Por fim, nas considerações finais, são discutidos os principais pontos levantados no trabalho, com destaque ao papel da comunicação no acompanhamento do protagonismo da sociedade organizada no território brasileiro para o desenvolvimento democrático.

Entre os principais resultados, destacam-se o papel institucional e de utilidade pública da CP, que remete à responsabilidade dos atores sociais envolvidos, com potencial impacto em processos decisórios e de ação, bem como ao conjunto da sociedade e seu funcionamento a partir da defesa de preceitos mais amplos, de cidadania e democracia. Este estudo abre possibilidades de reflexões sobre a Comunicação Pública como um conceito chave para se pensar na possibilidade de um exercicio democrático amplo, no qual cidadãos tenham cada vez mais consciência dos seus direitos.



Baixar o arquivo - PDF