Perspectivas e desafios para a Filantropia no Brasil

Home / Artigos / Perspectivas e desafios p......


Imagem sobre Perspectivas e desafios para a Filantropia no Brasil

Na segunda edição do Perspectivas para a Filantropia no Brasil, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social -  apresenta uma leitura do cenário, identifica ações inspiradoras, bem como aponta caminhos para um investimento social privado mais estratégico e transformador, reunindo elementos que contribuem para tomadas de decisões.

O ponto de partida são reflexos do ano de 2022, marcado por eleições polarizadas, além da necessidade de organizações e de entidades virem a público manifestarem seu compromisso com a democracia. Destaque também para a volta do Brasil para o Mapa da Fome da ONU, a grave situação de povos originários na Amazônia, além dos níveis recordes de desmatamento. Como afirma Paula Fabiane, CEO do IDIS, a publicação "apresenta exemplos de inovações, de novas metodologias e modelos de financiamento, de parcerias improváveis, de mudanças significativas, de novas formas de fazer diferente o que já estava dando certo”.

A partir disso, o estudo traça oito perspectivas que têm como elemento comum da “ousadia”, refletindo e trazendo exemplos práticos sobre como filantropos e investidores sociais podem agir de forma estratégica, efetiva e ágil. Essas oito perspectivas passam pelo diálogo, a construção do legado, a diversificação das formas de financiamento, o financiamento estratégico, agendas ambientais e sociais, engajamento do terceiro setor com políticas públicas, fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - também conhecidas como ONGs - além da filantropia familiar.



Baixar o arquivo - PDF