Análise: Dados sobre OSCs e imigrantes no Brasil

Home / Artigos / Análise: Dados sobre OSCs......


Imagem sobre Análise: Dados sobre OSCs e imigrantes no Brasil

Dentre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) existentes no Brasil – popularmente chamadas de ONGs, o país contava, em 2020, com 318 OSCs que tinham atividades potencialmente voltadas para imigrantes. Desse total, havia pelo menos 2.352 projetos sendo executados e/ou em execução em parceria com o governo federal. As principais áreas de atuação dessas OSCs estão concentradas em atividades associativas (30,8%%) e de desenvolvimento e defesa de direitos e interesses (29,2%). Já em relação à distribuição territorial, as regiões Sudeste e Sul foram as que apontaram o maior número de organizações em atividade com, respectivamente, 46% e 41,5%. 

Ao longo do tempo, destacaram-se as associações criadas com uma vertente assistencialista, ou seja, que objetivam facilitar a acolhida, o estabelecimento e a integração do estrangeiro no novo país (no que diz respeito a trabalho, documentação, moradia, educação etc.). Mas, também, há sociedades e clubes recreativos, principalmente, para convívio dos descendentes e simpatizantes da nacionalidade em questão e celebrações das origens e laços culturais (ESCUDERO, 2017)*. 

Atualmente, o perfil de atuação das OSCs é bastante variado e segue a dinâmica dos próprios fluxos migratórios, bem como o do desenvolvimento do terceiro setor como um todo. Este infográfico ilustra alguns dados baseados nas informações do Mapa das OSC. Para saber mais sobre o tema, clique no link abaixo.



Baixar o arquivo - PDF