OSC ganha selo de acordo com preenchimento no Mapa

Home / Artigos / OSC ganha selo de acordo......


Imagem sobre OSC ganha selo de acordo com preenchimento no Mapa

O Mapa das OSC conta com uma funcionalidade que mostra aos usuários o índice de preenchimento das informações por parte das OSCs, popularmente conhecidas como ONGs. Isso significa que quanto mais os representantes cadastrados das instituições inserirem informações sobre a entidade na plataforma, maior será o percentual de preenchimento da organização. Sempre que uma OSC preencher 50% ou mais de suas informações, ela receberá um Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs, reconhecendo seu compromisso e contribuição para ampliar o conhecimento disponível sobre o terceiro setor no país.

Além disso, o preenchimento das informações no Mapa por parte das OSCs é de extrema importância para que a organização dê visibilidade às suas ações, projetos e áreas de atuação, garantindo um ambiente de transparência pública e credibilidade para o setor.

Assim, para que a página da OSC no Mapa seja contemplada com o Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs é necessário que ela tenha completado 50% ou mais das informações disponíveis no Mapa. O Selo tem caráter simbólico e varia conforme o percentual de preenchimento. O Selo Bronze será atribuído àquelas OSCs que possuírem entre 50% e 70% de informações preenchidas. O Selo Prata equivale ao intervalo de 71% a 90% e o Selo Ouro para aquelas OSCs que preencherem entre 91 e 99% dos dados. Aquelas OSCs que preencherem 100% dos campos disponíveis no Mapa receberão o Selo Diamante.

Vale lembrar que o Mapa é atualizado constantemente a partir de duas fontes: 1) informações captadas automaticamente de bases de dados públicas, como a RAIS e a Secretaria da Receita Federal; e 2) dados inseridos pela própria OSC, o que representa a maioria dos campos de preenchimento. O objetivo de destacar o Selo na página é justamente incentivar as organizações a preencherem estes dados.

Isso significa que cada OSC cadastrada no Mapa já conta com informações pré-preenchidas captadas de diferentes fontes de dados públicas. O percentual de preenchimento é calculado a partir das informações que já constam em cada OSC somadas aos dados adicionais preenchidos pelas OSCs nas diferentes seções do Mapa: 

  • Dados gerais
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Descrição
  • Títulos e certificações
  • Relação de trabalho e governança
  • Participação social
  • Projetos
  • Fontes de recursos

Para atualizar, inserir ou incluir novos dados, é necessário que algum membro da OSC faça o cadastro de um representante, de maneira fácil e rápida, para garantir uma senha de acesso. Para saber como fazer o cadastro de representantes, consulte a seção tutoriais, disponível no menu Ajuda, do Mapa.