Mapa apoia projeto de conhecimento dos dados do terceiro setor em MG

Home / Artigos / Mapa apoia projeto de con......


Imagem sobre Mapa apoia projeto de conhecimento dos dados do terceiro setor em MG

O Mapa das OSC está participando do projeto “Diagnóstico do Terceiro Setor – Minas Gerais”, coordenado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG. A ação tem várias etapas, mas o objetivo principal é fazer um diagnóstico das mais de 80 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – popularmente conhecidas como ONGs – de direito privado, sem fins lucrativos e finalidade pública com sede e atuação nos 853 municípios do estado mineiro, fornecendo base para o planejamento de atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável no apoio às OSCs.

A ideia é promover workshops e elaborar materiais conjuntos que ajudem as OSCs de Minas a preencherem os dados no Mapa. Várias informações disponibilizadas na plataforma provêm de bases oficiais, como a base de CNPJs da Secretaria da Receita e dados sobre vínculos empregatícios da RAIS. No entanto, outras dependem de iniciativas de dados informados pelas próprias organizações como informações sobre atuação de voluntários ou sobre projetos desenvolvidos pelas organizações com recursos próprios ou doações, por exemplo. Para isso, a FUNDAMIG pretende, ainda, selecionar voluntários devidamente capacitados que possam auxiliar os membros das entidades nas diferentes etapas de preenchimento, desde a realização do cadastro de representantes (necessário para uma OSC atualizar as informações no Mapa) até a elaboração do conteúdo de cada campo do formulário.

A FUNDAMIG é considerada a primeira organização representativa de Fundações no Brasil, criada em 1994, por um grupo de Fundações que, aliadas ao Ministério Público de Minas Gerais, via Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações, já pretendiam, desde então, representar, advogar pela causa, unir, fortalecer e profissionalizar o Terceiro Setor, como mecanismo de transformação social.

 

Conteúdo relacionado:

Mapa e Fundamig realizam workshop para OSCs