Mapa e FUNDAMIG realizam workshop para OSCs

Home / Artigos / Mapa e FUNDAMIG realizam......


Imagem sobre Mapa e FUNDAMIG realizam workshop para OSCs

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil (MOSC/Ipea) foi um dos participantes do workshop “Sua organização no Mapa das OSC – Ajudando a construir o perfil do terceiro setor em Minas Gerais”, realizado na última quinta-feira (23/6). A ação faz parte do projeto Diagnóstico do Terceiro Setor de Minas Gerais, desenvolvido pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A live reuniu representantes das organizações mineiras para apresentar dados sobre o perfil do terceiro setor na região e apoiar as OSCs, popularmente conhecidas como ONGs, com a inserção e atualização das informações no Mapa.  
 
Participaram do evento Janine Mello, pesquisadora e coordenadora do Mapa das OSCs (Ipea), Camila Escudero, assistente de pesquisa (Ipea), Tatiana Pereira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS/MPMG), além de Mara Greide, pesquisadora e especialista em pesquisa e projetos (FUNDAMIG). O evento foi mediado por Julia Caldas, superintendente executiva da FUNDAMIG. 
 
A coordenadora do MPMG, Tatiana Pereira, abriu a discussão ressaltando que a geração de conhecimento sobre o terceiro setor é relevante porque serve tanto para a sua integração, quanto para o planejamento e enfrentamento de suas demandas. “Para se construir uma sociedade mais justa é necessário obter conhecimento e dados sobre a realidade vivenciada pelo setor”, defendeu.
 
Na sequência, Janine Mello, coordenadora do Mapa, apresentou a plataforma, suas funcionalidades e esclareceu a metodologia usada pelo MOSC. Além disso, divulgou dados mais recentes sobre o perfil das organizações em Minas Gerais. “Até novembro de 2020, havia 88.811 OSCs mineiras em atividade. Dentre elas, 10.277 organizações geraram quase 260 mil vínculos de trabalho, o que representa um número significativo ”, destacou. 
 
Camila Escudero, assistente de pesquisa (Ipea), observou, por sua vez, a importância da inclusão dos dados das organizações para o mapeamento do terceiro setor. Também explicou em detalhes o passo a passo desse processo na plataforma e anunciou o lançamento da cartilha “Ajudando a construir o perfil do terceiro setor em Minas Gerais”, elaborada para facilitar a jornada de inserção e atualização das informações na plataforma. Para acessar a publicação, clique aqui.
 
Por fim, a especialista em pesquisa e projetos Mara Greide ressaltou que um retrato qualificado do terceiro setor irá beneficiar todo o Brasil, mas que sua construção depende da cooperação de todos os atores envolvidos. “Com o diagnóstico do terceiro setor, vamos identificar as potencialidades dessas organizações, bem como elas estão atuando e contribuindo de forma efetiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, concluiu. Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.