As organizações da sociedade civil e os ODS

Home / Artigos / As organizações da socied......


Imagem sobre As organizações da sociedade civil e os ODS

Os desafios para a implementação e consolidação da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), se aplicam, em maior ou menor grau, a todos os setores da sociedade. Ao mesmo tempo, é possível verificar um diálogo e uma convergência das finalidades de atuação do terceiro setor com as metas contempladas nos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que coloca as organizações da sociedade civil (OSCs), popularmente conhecidas como ONGs, na função de ator social relevante – e, por que não, protagonista – nas relações nacionais, globais e multilaterais voltadas para a promoção dos ODS.

Pensando nisso, o Mapa das OSC disponibiliza um campo para que as organizações indiquem de que maneira suas ações se relacionam aos ODS. Essa funcionalidade pode ser acessada por meio do Cadastro de representante, ou seja, o usuário cadastrado pode entrar na página de sua organização, e escolher, entre os 17 ODS e suas respectivas metas (um total de 169), as opções que melhor se identificam com suas atividades. Cada OSC pode correlacionar suas ações a até três ODS e respectivas metas.

Para mais informações, acesse o artigo publicado em 2020 e premiado pela "Chamada de Artigos GIFE": Identificação das OSC com os ODS: um estudo a partir do Mapa das OSC.

Representante de OSC: Entre agora mesmo no Mapa, com seu login e senha, e indique os ODS trabalhados por sua instituição! Se ainda não tem cadastro, consulte a seção tutoriais, disponível no menu Ajuda, do Mapa.

 

ngo

 

Conteúdo relacionado: