Fique por dentro! Edição de novembro & dezembro

Home / Artigos / Fique por dentro! Edição......


Imagem sobre Fique por dentro! Edição de novembro & dezembro

A edição da newsletter Fique por Dentro! deste bimestre de novembro e dezembro traz uma retrospectiva das principais ações e publicações realizadas ao longo de 2022 pela equipe do Mapa dos OSC.

 

ANÁLISE

OSCs que trabalham com a temática LGBTQIA +, povos indígenas e sistema prisional são temas de série de dashboards 

Viabilizar o conhecimento das mais diferentes ações envolvendo organizações da sociedade civil (OSCs) e as esferas governamentais sempre foi um dos principais objetivos do Mapa das OSC. Além de disponibilizar informações sobre bases de dados e indicadores sobre o tema, a plataforma também conta com uma página dedicada para os dashboards, que são ilustrações das análises dos indicadores em um formato mais leve e fácil para visualização dos dados pelo público.  

Ao longo do ano, o Mapa divulgou uma série de dashboards para apresentar destaques dos estudos mais recentes realizados pela equipe de pesquisadores do Ipea dedicados à plataforma. Foram lançadas análises sobre as OSCs no universo do sistema prisional brasileiro, sobre as OSCs com potencial atuação em temas ligados ao público LGBTQIA +, sobre as organizações que atuam junto aos povos indígenas, além de uma edição especial sobre o perfil das OSCs no Brasil. Para acessar todos os dashboards, clique aqui.

 

ESTUDO

Mais de 1 milhão de OCCs foram criadas no Brasil entre 1901 a 2020, segundo pesquisa do Mapa

Um levantamento inédito realizado pela Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest/Ipea), responsável pela gestão do Mapa das OSC, investigou dados de mais de um milhão de OSCs criadas nos últimos 120 anos para analisar os principais aspectos que marcaram a trajetória de abertura e fechamento das OSCs - também conhecidas como ONGs - nesse período no território brasileiro. Do total de mais de um milhão de organizações da sociedade civil que foram criadas no país entre 1901 e 2020, 99% foram formalizadas após os anos 1960. 

O perfil majoritário entre as OSCs é composto por associações privadas (85%), com sede na região Sudeste (40%), com tempo médio de atividade de 17,6 anos, voltadas para as áreas de Desenvolvimento e defesa de direitos e interesses (40%) e Religião (24,6%). Já em relação aos fechamentos das OSCs, observa-se que cerca de um terço das organizações criadas tiveram suas atividades encerradas nesse mesmo período, sobretudo após os anos 2000 (92,8%). Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.

 

PUBLICAÇÕES

Terceiro setor e o universo das OSCs são temas de publicações em destaque no Mapa

Em 2022, a equipe do Mapa das Organizações da Sociedade Civil preparou uma curadoria com as principais publicações sobre OSCs, terceiro setor, investimento social, entre outras pautas relevantes para pesquisadores, estudantes e interessados no tema. Para relembrar algumas das publicações, selecionamos três estudos de impacto sobre as OSCs e os principais envolvidos no processo de trabalho dessas organizações.

O primeiro destaque é o artigo "A organização de espaços e fluxos de informação do terceiro setor no Brasil: O Mapa das OSC como ferramenta de Comunicação Pública", que discute a organização de espaços e fluxos de informação sobre o terceiro setor no Brasil. O estudo aborda o papel da comunicação no acompanhamento do protagonismo da sociedade organizada para o desenvolvimento democrático.

O segundo, por sua vez, trata-se da pesquisa "Governança inclusiva no terceiro setor - Gênero e raça", sobre  governança inclusiva no terceiro setor. A pesquisa apresenta um retrato atualizado da presença de mulheres e pessoas negras nas OSCs brasileiras que desejam introduzir práticas e mecanismos para a promoção de equidade de gênero e raça.

Por fim, destaca-se também o Relatório BISC 2021, que investigou os investimentos sociais realizados voluntariamente por empresas e institutos/fundações naquele ano. A última edição apontou, por exemplo, que o volume de investimentos aplicados na área social pela Rede BISC foi de R$ 5,05 bilhões. Para conferir todas as publicações, acesse aqui.

 

NOTÍCIAS

Equipe do Mapa das OSC apresenta perfil do terceiro setor em MG e explica o passo a passo da atualização de dados

A live “Sua organização no Mapa das OSC – Ajudando a construir o perfil do terceiro setor em Minas Gerais”, realizado em junho, reuniu representantes de OSCs mineiras para apresentar dados sobre o perfil do terceiro setor na região e apoiar as organizações com a inserção e atualização das informações no Mapa. A ação foi organizada pelo projeto Diagnóstico do Terceiro Setor de Minas Gerais, desenvolvido pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

No evento, Camila Escudero, assistente de pesquisa do Ipea, destacou a importância da inclusão dos dados das organizações para o mapeamento do terceiro setor e explicou o passo a passo do processo na plataforma. Para assistir ao vídeo do evento na íntegra, clique aqui. Já para saber mais sobre o perfil do terceiro setor mineiro, acesse a cartilha “Ajudando a construir o perfil do terceiro setor em Minas Gerais”.

 

CURIOSIDADE

Defesa de direitos é uma das áreas de atuação das OSCs

No dia 11 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data marca o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, em contexto de pós-guerra. No Brasil, das 273.454 organizações da sociedade civil que atuavam, em 2019, na área de Desenvolvimento e Defesa de Direitos: 87.410 estavam localizadas na região Sudeste; 52.941 na região Sul; 92.001 na região Nordeste; 18.864 na região Centro-Oeste e 22.238 na região Norte. Juntas, as OSCs desenvolvem trabalhos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e defesa de direitos, através de diferentes frentes. Para saber mais sobre as áreas de atuação dessas organizações, consulte a seção de busca do Mapa. 

 

Conteúdo relacionado:

Fique por dentro! Edições de setembro & outubro de 2022

Atuação das OSCs em estudos e pesquisas